4 Maneiras Simples de Superar As Emoções Negativas

4 Maneiras Simples de Superar As Emoções Negativas

4 Maneiras Simples de Superar As Emoções Negativas

Todos nós já ouvimos a frase: “controle suas emoções ou elas o controlarão”. Em todos esses anos trabalhando com gestão emocional, nunca ouvi tanta verdade em uma só frase. Apesar de vivermos num mundo onde empresas de marketing e a própria mídia nos adjetivam constantemente como “seres racionais”, isso raramente tem se provado verdadeiro. Muito pelo contrário. Num mundo de constante mudanças e crescente demanda por resultados mais expressivos, as pessoas tem demonstrado cada vez menos racionalidade. Não custa muito para ver pessoas trocando garantias de segurança por gratificações emocionais imediatas e momentâneas sem pensar nas desastrosas consequências futuras. Sei que existe um universo de literatura sobre COMO LIDAR com nossas emoções. E também sei que não existe fÓrmula secreta e que tudo é relativo. Porém, gostaria de compartilhar com você 4 das muitas maneiras de superar emoções negativas e dar mais cor a sua vida. Então aqui vão elas:

1. Reconheça o Poder das Emoções.

Nós gostamos de pensar em nós mesmos como seres altamente racionais, mas de maneira geral não somos. Tomamos decisões impulsivas todos os dias com base em como nos sentimos. Dizemos e fazemos coisas no calor do momento e mais tarde nos arrependemos. Estar ciente de quanta influência nossas emoções têm sobre nossas vidas é o primeiro passo para assumir o comando sobre elas. Somos serem extremamente emocionais. Compramos, nos relacionamos e nos comportamos de acordo com nossas emoções. Achar que somos seres racionais é uma ilusão. Então fique mais alerta em relação ao que você sente no seu dia a dia.

2. As Emoções Nem Sempre Representam a Verdade.

Só porque nos sentimos de tal maneira não significa que o que nossas emoções dizem seja real. Por exemplo: podemos sentir que somos um fracasso, que somos mal amados, que não somos inteligentes o bastante, que não temos coragem ou que não somos merecedores de amor verdadeiro. Isso definitivamente não significa que seja verdade.

Nossos sentimentos colorem nossa percepção da realidade. Precisamos através da prática diária da auto-observação entender isso de maneira mais profunda. Então na próxima vez que seus sentimentos negativos virem à tona, veja como uma grande oportunidade de examiná-los. Assim verá que na maioria das vezes, esses sentimentos negativos podem estar lhe pregando uma realidade negativa ilusória.

3. Evite Pessoas Tóxicas.

Você já ouviu dizer que somos em média uma mistura das cinco pessoas que passam tempo conosco. Se estamos constantemente na companhia de pessoas estressadas, rancorosas, negativas, mal-humoradas e desanimadoras, eventualmente nos tornamos uma pessoa como elas. É difícil estar no controle das nossas emoções quando passamos muito tempo com pessoas que estão emocionalmente no caminho errado.

4. Peça Apoio.

Se quisermos fazer qualquer mudança significativa em nossas vidas, vamos precisar do apoio de profissionais, assim como também das pessoas mais próximas a nós. Assumir a responsabilidade por nossas emoções definitivamente requer muito trabalho. E por isso, poucas pessoas o fazem. Talvez você esteja em uma situação difícil em que alguém próximo a você seja uma pessoa de influência emocionalmente negativa.

Se for esse o seu caso, você pode dialogar. Pode dizer a ela: “Eu preciso fazer algumas mudanças na minha vida e preciso do seu apoio. Você é muito importante para mim e eu me importo profundamente com você. Preciso de um espeço para me recompor e isso pode fazer com que me ausente em alguns momentos. Isso pode parecer um pouco duro, mas é necessário para o meu crescimento e desenvolvimento”.

Lembre-se que outras pessoas podem caminhar ao seu lado, mas somente você pode fazer o seu caminho. Ninguém mais pode fazê-lo por você. As verdadeiras mudanças definitivas só podem acontecer de dentro para fora. E ninguém pode convencer ninguém a mudar. Os portões da mudança só podem ser abertos pelo lado de dentro.

———————————————————————————————

Ações:

1: Identifique onde e quando suas emoções negativas tendem a se manifestar. Isso pode te dar boas dicas sobre a qualidade do ambiente humano onde você se encontra.

2: Pergunte a si mesma(o): Em uma escala de 0 – 10, qual a amplitude das minhas emoções neste exato momento? Então de a elas uma nota. Isso te ajudará a ligar a parte racional do seu cérebro e ficar mais presente.

3: Pergunte a si mesma(o):
Essas emoções estão me apontando fatos concretos ou são apenas frutos dos meus pensamentos? Isso te ajudará a ter mais consciência das suas emoções.

4: Faça uma lista de quais pessoas você precisa manter um pouco de distância.

5: Agente uma conversa com cada uma dessas e comece hoje mesmo a dar um novo rumo a seu desenvolvimento.

———————————————————————————————–

É hora de acreditar em você novamente.
É hora de se concentrar em seus pontos fortes e não em suas fraquezas.
É hora de você lembrar o quão longe você já chegou.
É hora de se dar uma pausa, e se reconectar com você mesmo.
É a sua hora. Estamos juntos nessa caminhada!
P.S. Anderson Maia

Anderson Maia é Consultor Especialista em PERFORMANCE EMOCIONAL.

Ajuda empreendedores e executivos a transformarem ANSIEDADE em AUTOCONFIANÇA DEFINITIVA Para se Potencializarem Financeiramente, Emocionalmente e Espiritualmente.

Anderson Maia | Consultor Pessoal \ Empresarial
Ansiedade | Autogestão | Resiliência | Autoconfiança
Fone: 047 3209-4173 | Whatsapp (047) 9-9191-1401
E-mail: [email protected]
For More Info: www.dosesdeautoconfianca.com.br